USF CoimbraCelas – Inicia o ano em modelo B de USF

A USF Coimbra Celas, modelo A, iniciou atividade a 30 de dezembro de 2019. Teve a sua origem na anterior UCSP Celas e surgiu fruto do empenho e dedicação da sua equipa em reorganizar a prestação dos cuidados de saúde, estabilizar a equipa multiprofissional, aumentar a acessibilidade e melhorar os indicadores em saúde. Estes quase quatro anos de atividade, que envolveram o período da pandemia e uma enorme renovação da equipa por razões de aposentação e outras situações especificas, foram anos de enorme trabalho, crescimento e de estabilização da equipa. 

Realmente, somos uma equipa em crescimento, aberta ao desenvolvimento, constituída por seis Médicos de Família, seis Enfermeiras de Família, quatro Secretárias Clínicos, duas Médicas Internas de Especialidade de Medicina Geral e Familiar, e recebemos alunos de Medicina e Enfermagem, motivados para servir melhor a nossa população, tendo como marca instalada a discussão multidisciplinar orientando-nos pelos princípios da melhoria contínua da qualidade e da discussão clínica. 

Sendo os recursos humanos o cerne de qualquer organização, foi necessário estabilizar a equipa para podermos preparar devidamente o desafio de vir a ser uma USF de modelo B exemplar. 

A noticia surgiu, dia 28 de dezembro pela Portaria n.º 454-A/2023 publicada em Diário da República que somos USF de modelo B a partir de 1 de janeiro de 2024. 

O que muda? 

1.Estabilização da equipa: saída da Enfermeira Maria do Céu Mancelos e entrada de um novo Enfermeiro, Rodrigo Reis. E, entrada por quatro anos de um novo médico interno da especialidade de Medicina geral e Familiar. 

2.Dimuição drástica do número de utentes sem equipa de saúde familiar na área de influência da USF. 

3.Valorização dos profissionais que passarão a auferir incentivos à qualidade do desempenho da equipa com aumento da respetiva satisfação. 

4.Incentivo e valorização das boas práticas clínicas e contribuindo para a garantia de cuidados atempados e de qualidade à nossa população, garantindo-se acessibilidade organizada, em presença física e por email/telefone. 

Em simultâneo, o ano novo, vai iniciar-se com a transferência de competências para a Camara Municipal de Coimbra (CMC) como por exemplo, as instalações, incluindo manutenção, aquecimento, limpeza, obras de requalificação, transportes e contratação dos trabalhadores inseridos na carreira de assistente operacional passam a ser da responsabilidade da CMC.


João Rodrigues, Coordenador

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.