
Novos estudos publicados este ano reforçam que não precisa de correr uma maratona para transformar a sua saúde. Pequenas alterações na rotina diária podem ser o segredo para reduzir significativamente o risco de mortalidade e aumentar a esperança de vida.
De acordo com uma investigação internacional publicada na revista The Lancet, acrescentar apenas cinco minutos de atividade física moderada (como caminhar a 5 km/h) ao seu dia pode ter resultados surpreendentes:
O estudo também destaca os perigos do sedentarismo. Reduzir o tempo que passa sentado em 30 minutos por dia pode baixar o risco de morte em:
Um segundo estudo, publicado na eClinicalMedicine, sugere que a combinação de pequenos hábitos saudáveis pode prolongar a vida de forma teórica em um ano adicional para quem tem hábitos menos saudáveis. Para isso, basta combinar:
Nota da USF Coimbra Celas: Estas descobertas mostram que a saúde é construída nos pequenos detalhes. Comece hoje com uma caminhada curta ou trocando o elevador pelas escadas.